quarta-feira, 26 de outubro de 2022

O HOMEM E SEU COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO

 

O indivíduo, termo que costuma ser utilizado como sinônimo de cidadão, ou seja, um ser humano inserido num ambiente social, e assim somos cada um de nós, com seus anseios, valores, comportamentos e princípios.



Os valores morais vão nortear o comportamento de um indivíduo em sociedade, sejam eles valores herdados ou valores adquiridos, esses comportamentos são classificados como “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade, onde normalmente, começam a ser transmitidos para as pessoas nos seus primeiros anos de vida, através do convívio familiar ou até mesmo no ambiente escolar e continua ao longo de toda a sua existência.

Com o passar do tempo, este indivíduo vai aperfeiçoando os seus valores, a partir de observações e experiências obtidas na vida social. Assim, além de ter recebido o ensinamento sobre valores morais durante sua criação, uma pessoa pode formar seu conjunto de valores morais a partir de suas próprias vivências. "A consciência moral e intelectual se elaboram em estreita conexão com o meio social, elas não são inatas". (Jean Piaget)

Os valores morais são de grande importância para uma vida em sociedade harmoniosa e segura, onde um indivíduo com comportamento inadequado ao padrões que são definidos por leis e códigos podem colocar todo um meio social em perigo, tendo reflexo direto na vida de terceiros.

As variáveis externas do ambiente que o indivíduo está inserido, exercem grande influência sobre a maturação do ser humano, que se desenvolve de maneira distinta em diferentes sociedades e culturas. O comportamento é um termo que caracteriza toda e qualquer reação do indivíduo, animal, órgão ou instituição perante o meio em que está inserido, é o modo de agir do ser humano perante o meio que ele está inserido.

Para Dina Martins, em seu livro Psicologia da Aprendizagem, o ser humano começa aprender quando nasce e só para de aprender quando deixa de existir. Assim é possível afirmar que uma pessoa criada em uma comunidade com forte apelo religioso, por exemplo, provavelmente terá interesses diferentes daqueles que teria caso nascesse em um local onde a religião é pouco valorizada, o mesmo pode ser dito para o trânsito.

O palavra trânsito tem um significado muito abrangente, sendo considerado a movimentação e imobilização de veículos, pessoas e animais nas vias terrestres, onde este é o maior grupo social que existente na esfera terrestre, quando todos, sem distinção, fazem parte do contexto, quer seja pedestre, ciclista motociclista ou até mesmo montado em um animal.

O Trânsito faz parte de nosso cotidiano e é preciso adquirir valores para respeitar os direitos de todos que estão envolvidos dentro do contexto, são valores que devem ser cultivados desde cedo, pois só assim podemos formar cidadãos com comportamentos seguros e responsável no trânsito.

Para isso é preciso que as discussões sobre trânsito faças parte do nosso dia a dia, seja em uma roda de conversa, em reuniões, em uma celebração religiosa, nas matrizes curriculares das instituições de ensino, enfim, em todos os seguimentos da sociedade.

Os centros de formação de condutores, as autoescolas, tem o papel de formar o futuro condutor, mas é preciso educar toda a sociedade para o trânsito, pois nem todos irão se habilitar e ter a oportunidade de passar pelo curso de formação.

Toda mazela tem a prevenção como a melhor estratégia de enfrentamento, no trânsito não é diferente, a educação é a maneira mais eficiente para conscientizar um usuário de uma via pública para suas responsabilidades como parte do grupo, onde toda a sociedade deve ser envolvida nessa luta só assim podemos alcançar a almejada paz no trânsito.

Nessa perspectiva as autoescolas tem um papel essencial no meio onde está inserida, pois um indivíduo que passa por uma formação de qualidade adquire novos valores moral e ético, não que vá se transformar em outra pessoa, mas agora com o conhecimento das regras de circulação, os deveres e direitos que a lei atribui-lhe e também sendo um conhecedor das possíveis punições e/ou sanções a qual está sujeito em caso de descumprimento, tem um balizador para o seu modo de se comportar como usuário das vias públicas.

No dia 19 de novembro comemora-se o dia das autoescolas, uma instituição que desempenha um papel essencial, onde em sua prestação de serviço entregam mais do que um documento de habilitação, entregam valores para o(a) cidadão(ã) viver em harmonia e segurança no maior espaço social existente, sendo preservado milhares de vidas com o exercício de suas funções.

 

“JUNTOS SALVAMOS VIDAS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário