sexta-feira, 14 de outubro de 2022

PROFISSÃO? INSTRUTOR DE TRÂNSITO.

16 de outubro é o dia nacional do instrutor de trânsito, o que esse profissional tem para comemorar?

Ser instrutor é uma profissão árdua, que requer muita dedicação e empenho, são desafios imensos, onde precisa formar um cidadão para conduzir um veículo com segurança, onde muitas vezes esse está tendo o seu primeiro contato com um veículo motorizado, outros já vem de um longo período que conduz, muitas das vezes carregado de automatismos errados, onde o instrutor precisa reconstruir todo um comportamento que foi tecido com valores que são repassados de forma errada, geralmente por alguém que não entende do assunto.

Como em qualquer processo de aprendizagem, a formação do condutor deve prepara-lo para a vida, onde o ensino precisa ser moderno e está conectado com a realidade, devendo deixar de lado prática mecanizadas, onde para muitos aumentar as etapas da prova prática significa formar melhor o condutor, isso é uma grande contradição, que só vai engessando cada vez mais as aulas teóricas e/ou práticas.

Um dos pilares em que se sustenta a segurança do trânsito é a educação, onde em seu sentido amplo deve visar romper com a visão reducionista do processo educativo que prioriza apenas a transferência e a aprendizagem de conteúdos específicos, devemos focar na criação da autonomia do individuo e na permanente construção de valores que vão nortear o seu comportamos.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades (BNCC)

Essa vertente deve ser seguida pelo instrutor de trânsito, visto que o conceito de educação é firmado em quatro Pilares, são eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade moderna.

Perguntar ao condutor se alguma vez ele já se sentiu desrespeitado na faixa enquanto era pedestre, para que não faça isso como condutor é despertar EMPATIA, que é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

Questionar ao aluno como ele iria agir se um condutor começasse a buzinar imediatamente após o sinal abrir, pois isso é fato comum que tira muitos do seu foco, que deve ser de muita atenção, é despertar um comportamento de PACIÊNCIA e EQUILIBRIO.

Querer saber como o aluno iria agir se alguém a frente estancar o carro, onde buzinar em nada vai ajudar, significa dizer que devemos utilizar atitudes racionais para poder fazer julgamentos e escolhas assertivas, BOM SENSO, de acordo com os padrões morais de uma sociedade.

Mostrar ao aluno que na calçada tem um pedestre usando o celular, e que este pode atravessar a rua sem os cuidados necessários, é despertar a ATENÇÃO DIFUSA.

A formação do condutor precisa, portanto, envolver a educação ampla da pessoa, para além da sua dimensão mecânica, considerando suas experiências prévias e as condições inerentes à realidade social em que vive. Esse é o verdadeiro papel no instrutor, onde prepara o cidadão para participar, de forma autônoma, do maior espaço social existente na esfera terrestre, o trânsito, devendo a aprendizagem ser continua e permanente. 

Você tem muito para comemorar, pois certamente sua profissão já preservou vidas.

Por oportuno, parabenizamos todos os instrutores de trânsito, que ensinam muito mais do que dirigir, ensinam para a vida.

JUNTOS SALVAMOS VIDAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário